quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Songs For Dark Boring Nights - Tom Waits and Reid Brothers - Island Records, Importado.



"São três da manhã/ daqui a pouco o Sol nasce e será apenas mais um dia próximo da morte" o verso dilacerante de "3 PM", cantada com a voz rouca e triste de Tom Waits, da o clima do que, talvez seja, o melhor lançamento de 1989.
Um disco sobre a morte, amores que viraram fumaça e a solidão, embalada por barulho e microfonias providenciadas pelos tais "Reid Brothers" nada menos que o Jesus and Mary Chain aqui servindo de banda de apoio, no disco mais ousado de Waits até agora.

Waits encarna um soulman bêbado chorando por sua amada dentro de um bar vagabundo  em "Dream", regrava "Just Like Honey" do Jesus, só com piano e voz, e " Happy When It Rains" também da banda, vira um jazz torto com solo de trompete se misturando ao barulho das guitarras dos irmãos e mesmo assim soa delicadamente  triste.
"1989"e puro humor negro, uma "folk polka" sobre as desventuras de um suicida, que não consegue morrer em paz pois alguém sempre bate a porta na hora errada.

A nova versão de "Hope I don't fall in love with you" lembra um Bo Didley com depressão,  e a mistura de sons de Nova Orleans com tempestades de guitarras de "Rainy Day of Summer" e o único momento alegre de " Songs For Dark Boring Nights ", e fecha o disco como um balsamo, uma brisa no rosto depois de uma noite em um velório , "Danço descalço nas poças de agua, e uma manhã cinza, nada de novo sob o sol mas e dai? eu continuo dançando" canta Waits enquanto um coro Gospel parece querer nos elevar ao paraíso.

Os irmãos Reid estão perfeitos como "meros" coadjuvantes, sabendo dosar o nível das microfonias de uma forma que ninguém fez até hoje, fazendo ate os momentos mais silenciosos  levando o uso da guitarra a um patamar novo. O Sonic Youth vai ter de correr atrás se não quiser ser ultrapassado no ramo da distorção guitarristica.
" Songs For Dark Boring Nights " e pesado e inusitado, um encontro estranho de gente estranha, um trio de artistas que não fazem concessões 
  Só não recomendo a audição se você estiver solitário pensando em suicídio .....

 Por Jeff Nunez, Bizz Numero 51 edição 10, Outubro de 1989


Nenhum comentário:

Postar um comentário