segunda-feira, 11 de abril de 2011

Batman – 1946 Dir : Orson Wells PB EUA 120 minutos.


Um sombrio personagem surgiu nos quadrinhos no final dos anos 30 : Batman.
O Homem Morcego, era uma mistura de Nosferatu com o Sombra, e era enormemente popular com programas de radio e milhares de copias de seus quadrinhos vendidos.
A chegada as telas do cinema era inevitável.
O cultuado diretor Orson Welles apresentou o projeto a RKO, e apesar da produção turbulenta lançou o filme, Batman em 1946 – trazendo no elenco , além dele mesmo como Batman, James Cagney de Duas Caras, a Marlene Dietrich como Mulher-Gato, Basil Rathbone (que fazia o Sherlock Holmes no cinema) como Coringa.
O filme contava a estória do milionário Bruce Wayne (Orson Wells ) que depois de assistir o assassinato de seus pais, passa a combater o crime com uma estranha fantasia de morcego. Paralelo a seu surgimento, a cidade de Gotham City e invadida por um grupo de insanos vilões que ameaçam tomar conta da cidade.
Wells produziu uma obra sombria e adulta para a época, com nítida influencia do expressionismo alemão ( principalmente de Fritz Lang que anos depois lançaria sua versão do homem morcego ). Mas apesar do tom “difícil” foi um sucesso de publico e critica.

2 comentários:

  1. Seria um sonho ter o planejamento cênico do Welles no Batman, só aqui mesmo pra se realizar, rsrs.
    E bem antes até mesmo do Batman o cinema já tinha o seu cruzado de capa. O filme Judex de Louis Feuillade, de 1916, conta a história de um vingador mascarado que planeja acabar com a carreira de um banqueiro corrupto, mas seus planos sofrem uma reviravolta quando a filha do banqueiro tem a vida ameaçada por outra pessoa que já visava sua fortuna, uma bela ladra que ataca à noite vestida de um colant preto e máscara. Judex vai atrás para resgatar a jovem.

    Se tu ainda não viu eu recomendo:
    Essa é a versão de 1916, infelizmente eu ainda não consegui assistir: http://www.imdb.com/title/tt0006886/

    Essa é a versão do Georges Franjú, de 1963, a única que eu consegui ver: http://www.imdb.com/title/tt0057207/

    Abraços, velho

    ResponderExcluir
  2. Jefferson,
    acho que você está equivocado. Pelo que vi, quem interpreta o Coringa é o ator alemão Conrad Veidt, que fez o Cesaro no filme Gabinete do Dr. Caligari.

    ResponderExcluir