domingo, 13 de março de 2011

Matrix EUA/Inglaterra 1969


Um filme político maquiado como ficção cientifica. Assim pode ser definido Matrix o novo filme do diretor John Boorman.
A trama começa quando Neo (Bruce Lee no seu melhor papel ate o momento ) um funcionário de uma empresa de processamento de dados, e arrastado sem querer para uma estranha conspiração. Ele conhece um subversivo procurado conhecido como Morpheu (Sidney Poitier), e sua bela assistente Trinity (Pam Grier muito sexy ) que vão revelar, que o mundo não e nada do que ele acredita ser.
Misturando alegoria da caverna de Platão, filosofia oriental, pop, kung fu e política, Boorman, pinta um retrato colorido e critico sobre a paranóia do final conturbado dos anos 60.
Destaque para Petter Sellers, ótimo como sempre na pele do agente inimigo que caça o grupo. Sellers, alterna doses precisas de humor negro e crueldade tornando o personagem Smith antológico. A musica de Bernard Herrmann, misturando flautas funky e sintetizadores causa estranhamento mas funciona perfeitamente como contraponto sonoro as peripécias de Neo e sua gangue em busca da verdade sobre o que e real ou não.
Um ótimo filme que retrata de forma alegórica os estanhos e tumultuados anos 60.

5 comentários:

  1. Se Isaac Asimov tivesse escrito Neuromancer poderia ter sido assim, um Matrix Blaxploitation com um otimo elenco, como: Peter Sellers, Sidney Poitier e Pam Grier. Mas o melhor mesmo é Bruce Lee como Neo (bem melhor que a bichona do Keanu Reeves).

    ResponderExcluir
  2. Hahahah! Simplesmente hilário! Te cuida, Luis Fernando Veríssimo!!!

    ResponderExcluir
  3. incrivel como esse filme é "atual" ate hoje ... faz a gente pensar...

    ResponderExcluir
  4. Essa foi uma viagem mesmo. O John Boorman seria um diretor louco pra fazer esse filme e o elenco ficaria muito bom,mas um Peter Sellers saido diretamente de Lolita.

    ResponderExcluir