domingo, 20 de março de 2011

Iron Fist – Punhos de Ferro 1978 EUA/Hong Kong 160 minutos colorido



Para a alegria dos fãs de filmes de pancadaria, Bruce Lee finalmente esta de volta. Depois de 5 anos fora das telas, em recuperação das seqüelas de um aneurisma, Bruce volta dirigindo e estrelando a adaptação de uma HQ de sucesso da Marvel comics : O Punho de Ferro (Iron Fist no original).
E seu retorno se mostrou triunfal. A estória de um garoto que perde a família no inverno do Tibet e salvo e criado por um grupo de monges superpoderosos da cidade de Kumlum, e passa a conter o poder do Dragão em seu punho, e torna se um super heroi, caiu como uma luva para o talento marcial de Bruce.
Aqui ele mostra por que e considerado o maior artista marcial de todos os tempos, alem de dirigir magistralmente, revolucionando o modo como as artes marciais são mostradas no cinema com um uso de câmera frenético nunca antes visto na estória do cinema de ação.
Destaque ainda, para os cenários de Anton Furst, que conseguiu unir a arquitetura chinesa tradicional a um futurismo de beleza estonteante e a trilha sonora assinada por Lalo Schfrim que casa perfeitamente com as pirotecnias marciais de Bruce Lee.
O sucesso de critica e publico já levou ao anuncio de uma seqüência a ser lançada no próximo ano.
O certo e que depois da volta triunfante de Bruce Lee, nem Hollywood nem o cinema de Hong Kong serão mais os mesmos.

Um comentário: