terça-feira, 7 de junho de 2011

Titanspotting – Teen Titans EUA 1970 Colorido, 120 minutos Direção: Danny Irrizari


















Se existe um cliche que pode ser aplicado a esse filme e o de que ele e “O Retrato de uma Geração”, para ser mais exato da geração dos anos 60 e a decadência do “sonho”.

Acompanhamos através dos olhos ávidos, de um grupo de super herois adolescentes, todas as transformções acontecidas na década em que tudo parecia possivel.

O choque de gerações entre os Titans e seus predecessores, fica bastante claro em diversas cenas. Heróis como Batman, Superman e Mulher Maravilha, que começaram suas carreiras nos ano 40, não conseguem entender as mudanças velozes dos sixties.

Cada um dos cinco herois do grupo, vive um aspecto diferente daquela década: Robin, e o garoto conservador que tenta resistir a todo custo as mudanças que acontecem ao seu redor, Donna Troy a Moça-Maravilha leva os ideais feministas de sua tutora a Mulher Maravilha, a beira do extremismo, Speedy (Ricardito) mergulha perigosamente no mundo das drogas. Aqualad adere de forma radical aos nascentes movimentos ecológicos, enquanto Kid Flash se une aos Panteras Negras, e aos hippies de extrema esquerda,  passando a questionar o próprio sonho americano.

O desconhecido diretor Danni Irrizari (esse foi seu primeiro e único filme) conseguiu criar um emocionate recorte sobre a difícil transição para a vida adulta, em uma época onde o mundo parecia desmoronar.

Um comentário:

  1. Eu achei meio estranho... Para ser aceito pelo público que está mais interessado em ver heróis caçando bandidos ia ser difícil. Um filme assim não iria sair do underground. Mas gostei da ideia ousada. Bem diferente.

    ResponderExcluir