sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Improvável Saga de Bené e Ivan.




A estória e quase um clichê : Garotos talentosos se conhecem na adolescência com gostos em comum e viram sucesso.
Só que isso aconteceu na improvável Belém do Para do final dos anos 80.
  • Dois garotos da Cidade Nova (conjunto habitacional ), Um desenhista fanático por John Buscema e Jack Kirby chamado Bené Nascimento e outro com talento para as palavras e fã de Alan Moore chamado Ivan Carlo se conheceram em um ônibus lotado a caminho da universidade.
Logo, os dois que tem em comum o amor ao cinema e HQs, estavam produzindo estórias em quadrinhos de terror para as revistas Calafrio e mestres do Terror. A dupla trouxe para o Brasil a linguagem das estórias de terror britânicas, que revolucionaram o gênero nos anos 80
Um dia resolveram investir no gênero de Super Heróis e produziram, a Família Titã, uma espécie de “Familia Marvel encontra Alan Moore” sobre três garotos pobres que se tornam os seres mais poderosos do planeta.
Por um capricho do destino e graças a insistência do editor Franco de Rosa , a Familia Titã caiu nas mãos da editora da DC Karen Berger que visitava, o pais atrás de novos talentos.
A Dupla Rebatizada de Joe Bennet e Gian Danton, foi contratada para o nascente selo Vertigo da DC comics onde trabalharam com a Patrulha do Destino, Sandman ( Em um especial com vários autores convidados ) e outros personagens.
Logo devido ao sucesso, a dupla foi convidada para reformular o Batman e estourou mundialmente. Bennett e Gian, trabalharam por vários anos na Dc comics produzindo estórias mensais, especiais e minisséries. Mas depois de uma pequena passagem pela Marvel comics, trabalhando com Wolverine, X- men e Capitão America, a dupla montou sua própria editora a INCA COMICS, onde dão vazão aos seus personagens autorais, como a saga cósmica Mundo Neutro (que chegara ao cinema em 2012 ) e o grupo de super heróis batizados de Homens Impossíveis. E dizem os boatos, que uma nova e aguardada, versão da cultuada estória da família Titã vem sendo produzida.
Hoje a INCA e a quinta maior editora do mercado americano, e principal porta de entrada para os novos talentos dos quadrinhos americanos, no concorrido mercado americano.
E pensar que tudo isso começou em um ônibus lotado......
obs : Na foto Bene (Joe Bennet) a esquerda e Ivan Carlo (Gian Danton) a direita dando entrevista a uma radio de Belem alguns anos atras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário