quinta-feira, 7 de abril de 2011

Green Lantern Doctor Stranger- Crisis in Two Earths.


Era o começo dos anos 70. A toda poderosa DC Comics vinha de uma década onde viu surgir uma concorrente com capacidade de ameaçar diretamente seu dominio quase absoluto no mercado de super heróis : A Marvel Comics.
As conversações entre as duas grandes para um crossover, já vinham acontecendo ha muito tempo. A idéia de unir os dois universos era certamente bastante lucrativa. Após varias reuniões ficou decidido que dois heróis místicos das editoras seriam os protagonistas.
O Lanterna Verde original e seu anel mágico, encontra o mago supremo da Marvel, o Dr Estranho. A estratégia seria alavancar o Lanterna Verde, através da grande popularidade do Dr Estranho principalmente entre os Hippies.
O roteirista Roy Thomas da Marvel se uniu ao traço elegante do desenhista Garcia Lopez para produzir o primeiro crossover da Historia.
No roteiro o Lanterna Verde Alan Scott, tem sua lanterna mágica invadida, por uma entidade maligna que passa a controlar o anel e seu dono, utilizando os poderes místicos do mesmo para dominar o universo DC. A perturbação mística e tão forte que começa a afetar o universo Marvel. O Dr Estranho pressente o perigo e usando o olho de Agamotto , viaja ate o universo DC para enfrentar o perigo.
Destaque para a arte de Garcia Lopez, com influencias psicodélicas e surrealistas nunca mais vistas em seu trabalho posterior com super heróis.
A edição chegou a ser impressa, mas uma briga por royalties entre as duas editoras, fez com que o encontro nunca chegasse as bancas. Apenas anos depois, o encontro entre Superman e Homem Aranha, selou a colaboração entre as duas grandes.
Hoje esse crossover esta nas mãos de colecionadores, negociado a peso de ouro no mercado americano.

Um comentário:

  1. "primeiro crossover da Historia" entre editoras...pq ja existia esses encontros internos.
    e estou chocado que os primeiros herois tenham sido esses, ja nao bastava o primeiro encontro de editora ser o magico de oz, e os crossover anos mais tarde malucos sem pé nem cabeça do archie e justiceiro e superman e he-man?

    ResponderExcluir